Pesquisar neste blog

Dia dos Pais

Como surgiu o Dia dos Pais?

O Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, em 1909, mas só chegou ao Brasil em 1953.





A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu em 1909, nos Estados Unidos, quando Sonora Louise Smart Dood teve a ideia de homenagear seu pai, John Bruce Dodd, um ex-combatente da guerra civil americana, que havia perdido a esposa em 1898, ao dar à luz ao sexto filho. John criou todos sozinho, sendo sempre carinhoso e responsável, e era visto pela filha como um herói.

Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data fosse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora. Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia nacionalmente. Mas, só em 1966, o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.

No Brasil, a data é festejada desde 1953, por iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, que importou a ideia. O Dia dos pais foi comemorado pela primeira vez no Brasil no dia 14 de agosto, coincidindo com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Desde então, oficializou-se homenagear os pais no segundo domingo de agosto.

Existe ainda uma tradição que diz que essa data originou-se na Babilônia, há mais de quatro mil anos. Segundo os relatos, o jovem Elmesu, filho de Nabucodonosor, um rei muito famoso na época, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais. No objeto preparado para seu pai, Elmesu teria desejado sorte, saúde e vida longa. A partir daí, a data teria se tornado uma festa nacional.

Ao redor do mundo, as comemorações são feitas em datas diferentes, conforme a história de cada país. Há, pelo menos, 19 datas para celebrar esse dia ao redor do mundo. Argentina, Inglaterra e Peru acompanham a tradição dos Estados Unidos e celebram esse dia no terceiro domingo de junho.

Canadá e Grécia também comemoram o Dia dos Pais em junho, mas nos dias 17 e 21, respectivamente. Já no Paraguai a data é celebrada no segundo domingo do mês de junho. Na África do Sul, acompanhando a tradição brasileira, as comemorações acontecem no segundo domingo de agosto. Itália e Portugal celebram no 19 de março, dia que a Igreja Católica comemora o dia de São José, esposo de Maria.

Comentários

Facebook!Instagram!
Facebook!